Voltar para cobertura jornalística

Amesterdão, 26 de março de 2015

O iLost alcança o seu objetivo de financiamento colaborativo de 100.000 € em uma semana

O iLost, o motor de busca para artigos perdidos e achados, alcançou o seu objetivo de financiamento de 100.000 € em menos de uma semana. A startup neerlandesa espera que este valor aumente de forma significativa nas próximas semanas, aproximando-os do seu objetivo de se tornarem "o Google dos perdidos e achados".

O iLost foi criado com o objetivo de reunir todos os artigos perdidos e achados no mundo num só lugar. A empresa atraiu, em 2013, o seu primeiro investimento significativo para o desenvolvimento do software, construção de um site e criação de uma sede nos Países-Baixos. Atualmente, o iLost conta com as adesões da maior cadeia de cinemas dos Países-Baixos, dos maiores festivais e com um vasto número de municípios. Com base neste sucesso nos Países-Baixos, a empresa planeia expandir-se além fronteiras. Seis dias após o lançamento da campanha de financiamento colaborativo, o objetivo de 100.000 € foi alcançado com a ajuda de cerca de 80 financiadores. O iLost prevê que este montante venha pelo menos a duplicar nas próximas semanas.

Apoio da comunidade

O iLost foi escolhido conscientemente para o financiamento colaborativo. "O reconhecimento da marca e o apoio da comunidade são bastante importantes para nós," afirma a fundadora do iLost, Hanneke Stegweg. "Pretendemos que as pessoas, sempre que perdem ou encontrem algo, se lembrem imediatamente do iLost. O financiamento não só é acompanhado de uma injeção de capital significativa como também, fruto do seu investimento, de um vasto número de investidores que são agora os embaixadores da marca.

Implementação europeia

De acordo com Stegweg, a implementação Europeia não só é lógica, como também necessária: "Nos últimos anos comprovou-se que o nosso sistema funciona e que tem uma probabilidade seis vezes maior de encontrar os seus artigos perdidos através do iLost. Temos uma grande vantagem competitiva. É por isso que este é o momento de apresentar o iLost aos países vizinhos. Iremos utilizar os fundos que angariámos para adicionar informação geográfica à descrição dos artigos encontrados e iremos tornar o nosso motor de busca multilíngue. Vamos, de igual forma, desenvolver uma aplicação para iPhone e Android, e temos agora os meios para expandir a nossa equipa de vendas. Estamos a começar com a Bélgica e Luxemburgo, e a seguir temos prevista uma implementação no Reino Unido, Alemanha, França, Estados Unidos e no resto do mundo."

Para a campanha de financiamento colaborativo do iLost, consulte http://www.oneplanetcrowd.com/en/project/92855